1. Baterias

É uma boa ideia examinar as baterias e verificar se os bornes estão livres de ferrugem, sujidade, verdete e se estão apertados o suficiente. Isto é, para reduzir a possibilidade da ocorrência de resistência nos cabos e garantir uma conexão adequada.

Se estiverem cobertos de sujidade ou verdete, é uma boa ideia pedir auxílio a um técnico especializado.

2. Cabos

Siga os cabos da bateria e verifique se estão limpos, sem danos e bem fixos em ambas as extremidades. Verifique também se o cobre está em boas condições.

3. Motor

Verifique, limpe e lubrifique os terminais dos cabos no bloco do motor. Siga o cabo do interruptor principal ao motor de arranque e certifique-se de que está bem preso.

4. Ligação a Terra 230V

Verifique se o cabo de alimentação de terra não está danificado. Abra a tomada e verifique se há verdete e/ou ferrugem. Em muitos casos, o cabo de terra foi submerso em algum momento e pode criar ferrugem dentro da tomada.

5. Quadro elétrico e motor de proa

Verifique os cabos do conta-corrente e os cabos das baterias para o quadro elétrico. Verifique também as conexões ao fusível principal (se não houver fusível é importante instalar um) e o cabo do motor de proa. Certifique-se de que todos os cabos estejam intactos e que todos os terminais e fusíveis estejam bem fixos.